Finalmente um tempinho da faculdade
Ela tá comendo o meu couro. T-T
Mas eu não abandono nem meu blog e nem vocês. <3
Vamos dar continuidade a trilogia das sereias.
Hoje o post é sobre possíveis avistamentos destas belas criaturas.
BOA LEITURA!
De tudo aquilo que disse no post anterior, nos ficam a pergunta: "Mas será que elas existem mesmo? Alguém as viu?". Reuni um compilado de alguns relatos e até mesmo avistamento destas criaturas, confiram:
- Relatos
Quem diria que nossos primeiros homens tiveram contato com as sereias, nas paredes das cavernas de alguns sítios arqueológicos, nossos ancestrais retratam suas supostas 'convivências' com essas criaturas (que parece não ter sido nada amigáveis).
2. Grandes Navegações
*Dêem zoom para visualizar melhor as imagens*
2. Grandes Navegações
No século XV, quando a Europa se lançou ao mar em busca de novas rotas comerciais, se deparou além das dificuldades de tracejar uma nova rota, os novos perigos e mistérios que advinham nesta empreitada marítima tão recente. E em uma dessas buscas, Cristóvão Colombo (siiim, o critóvinho, o descobridor da América) e seus tripulantes estavam retornando para a Europa, navegando próximo de onde seria o Haiti quando ele relatou em seu diário a seguinte visão:
"Ontem, [08/01/1493] - quando o Almirante foi para o Rio de Oro, disse que viu três sereias que vinham do alto mar. Mas não eram bonitas como nas pinturas. Seus rostos eram de homens. Ele [o Almirante] disse que já tinha visto [aquelas criaturas] algumas vezes, na Guiné, na costa de Manegueta..."
Entretanto, historiadores e cientistas, alegam que as sereias vistas por Colombo, seriam na verdade, peixes-boi. Pois, como afirmam os mesmos, os navegantes pouquíssimo conheciam aqueles novos oceanos e o que haviam nele, então buscavam ligar aquilo que já se conhecia (no caso dele as estórias fantásticas).
3. A História da Sereia de Fiji
Em 1842, chegou em NY, um membro do Liceu Britânico de História Natural, chamado Dr. J. Griffin. Ele trouxe consigo uma descoberta no mínimo curiosa: uma verdadeira sereia capturadas nas Ilhas Fiji, no sul do Pacífico. A imprensa logo soube e cercou o hotel onde o Dr. estava hospedado e insistentemente pediram para ver a sereia e a muito contragosto Griffin mostrou, convencendo a todos que estavam ali.
Exposição da sereia para a imprensa. |
Os burburinhos sobre a sereia chegou aos ouvidos de P.T. Barnum, um empresário que estava disposto a colocá-la em seu museu. Griffin recusou o convite do empresário, que insatisfeito, fez xilogravura onde retratava uma bela e seminua sereia e entregou aos jornais locais com o pretexto de que todos eles teriam aquele desenho exclusivo. E no domingo de 1843, a tal xilogravura saiu em todos os jornais local, e Barnum completou seu serviço distribuindo mais 10 mil panfletos sobre a tal sereia.
Panfleto do Jornal local sobre a exibição da sereia |
Com toda essa propaganda, Griffin não teve outra saída senão exibi-la e assim o fez durante uma semana no Concert Hall, na Broadway. A exposição foi um sucesso, atraiu milhões de pessoas, o Dr. Griffin deu várias palestras, onde falava sobre suas teorias da histórias naturais, onde basicamente, tudo o que existia em terra firme, existia no oceano ( Por exemplo: cavalos-marinhos, cães-marinhos e inclusive humanos marinhos).
Mas... estava tudo bom demais pra ser verdade, até que a população se deu conta de que fora enganada três vezes:
Mas... estava tudo bom demais pra ser verdade, até que a população se deu conta de que fora enganada três vezes:
Gravura de como seria a suposta sereia da exposição |
- Sr. Barnum mentiu em seus panfletos ao anunciar uma bela sereia, quando na verdade a criatura tinha o corpo de macaco seco e um rabo de peixe. Assim como o correspondente do jornal chamado "Charleston Courier" descreve:
“É uma alusão… a visão da maravilha foi para sempre roubada de nós – jamais teremos novamente o discurso, mesmo na poesia, da beleza da sereia, nem conquistaremos uma sereia mesmo em nosso sonhos – pois a senhora Fiji é a própria encarnação da feiúra”.
Barnum retrata a sereia, em sua autobiografia, como sendo feia, seca, preta e de aparência pequena e seus braços postos para cima para dar uma ar de "ter morrido em grande agonia"
- Em segundo lugar, o próprio Dr. Griffin era uma farsa, ele não era membro do Liceu Britânico de História Natural, até porque este Liceu sequer existiu. Dr. Griffin, se chamava na verdade, Levi Lyman e ele era cúmplice de Barnum. A ideia de fazer uma exposição de sereia seria de Barnum, onde ele orquestrou cuidadosamente todo um plano para que quando o falso Dr. Griffin chegasse na cidade com a tal sereia, a população acreditasse que era real.
- E por fim, a tão comentada sereia, que era falsa e Barnum sabia muito bem, pois havia alugado do showman chamado Moses Kimball (e este havia conseguido com um marinheiro). Antes de montar toda a sua farsa, ele havia levado a tal sereia até um naturalista, para comprovar sua autenticidade, este por sua vez, atestou que era falso. Barnum por sua vez ignorou o resultado e junto com Lyman (que se disfarçou de Dr. Griffin), forjaram a autenticidade da sereia e espalharam panfletos dela seminua, instigando a população a vê-la.
- Avistamentos
1. Kiryat YamNa área costeira de Kiryat Yam, diz-se que em todo pôr-do-sol, uma sereia aparece. Uma das primeiras testemunhas que a viu, um homem chamado Shlomo Cohen, relatou que:
"Eu estava alguns amigos quando de repente vimos uma mulher deitada na areia de uma forma estranha. No início eu pensei que ela era apenas uma outra banhista, mas quando nos aproximamos dela, ela saltou na água e desapareceu. Estávamos todos em choque porque vimos que ela tinha uma cauda. "
E a partir daí, o governo tem ofertado a bagatela de um milhão de dólares! a quem conseguir um registro desta criatura que vem mexendo com a imaginação de todos os populares. Até que em 2013, uma dupla de rapazes estavam fazendo uma filmagem na costa israelense, quando de repente...2. MéxicoUm grupo rapazes estavam em uma caverna, e ao fazerem filmagem sobre a caverna e as águas, tiveram uma surpresa.
Um grupo de turistas estavam a filmar o nado das baleias, no mar da Costa Rica, quando algo passou quase 'despercebido'...
Fontes: Sofä da Sala Notícas ; As Sereias ; Live Science, Verdade Oculta
Bom, estas são algumas das centenas de avistamentos e relatos que se tem e ouve por ai.
O que acharam?!
Curtam, comentem e Compartilhem.
Até maais!! o/
Nenhum comentário:
Postar um comentário